cPanel

cPanel

O software cPanel é um dos mais utilizados para gestão de hospedagem de sites. São muitas as funções possíveis de serem utilizadas com este software, desde as mais básicas até as funções mais complexas. Algumas delas são a gerência de arquivos, a atribuição de proteções de diretórios, a criação e redirecionamento de e-mails, a proteção de diretórios, contas de FTP, proteção hot link, gerador de senhas, adicionar tarefas cron e mais uma série de outras funções. A interface web do cPanel funciona na porta TCP 2082 ou TCP 2083. Neste último caso, quando usado em modo seguro.

O software cPanel não está disponível para Windows32 e Windows64, mas o lançamento de uma versão alpha para estes indica que o plano é disponibilizar em breve uma versão compatível com estes sistemas. Atualmente, o cPanel é bastante usual e comum no sistema Linux. Outra evidência da expansão do cPanel é uma versão em português do software, quando utilizado o tema RVSkin.

É incluído no cPanel o módulo WHM (Web Host Manager), de manutenção de clientes. Há ainda a instalação de SMTP e HTTP. Junto a estes há outros serviços de hospedagem de sites. As portas usadas para gerenciamento de hospedagem de sites são as TCP 2086 e TCP 2087. Neste último caso, quando usado em modo seguro.

Há a possibilidade de usar temas do cPanel de modo gratuito ou pago. Em geral, as ferramentas são as mesmas, sendo que as do modo pago apresentam mais variação. Alguns dos temas disponíveis quando em uso o software são o X, X2, X3, xpbr, ckin e outros. Atualmente o software cPanel está na versão 11. Para maiores informações sobre o cPanel, é recomendada a visita ao site oficial do software (cPanel.net).

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>